Obras cinematográficas da Argentina ganham espaço na programação do projeto Cine & Vídeo Tarumã desta semana. O cinema argentino atual é considerado uma das vertentes cinematográficas mais representativas dos países latino-americanos e está entre os mais premiados.  A programação traz três produções expressivas que trabalham temas dramáticos e de humor peculiar, com a dose certa de drama e comédia, para provocar reflexões e muitas risadas ao público. As produções escolhidas para a programação são: Nove Rainhas, Herencia e Crônicas de Uma Fuga. Confira sinopses e trailers:

Segunda-feira (15/8): Nove Rainhas, do diretor Fabián Bielinsky
Marcos e Juan são dois picaretas que estão prestes a dar o golpe de suas vidas. Os dois se conhecem numa madrugada, após Juan tentar dar um golpe em um balconista, e resolvem se unir para participar de uma negociação milionária, envolvendo uma série de selos falsificados conhecidos como "Nove Rainhas". Um milionário espanhol está interessado em comprar a série, mas como deixará a cidade ao amanhecer o negócio precisa ser realizado imediatamente. Com isso, o veterano Marcos ensina a Juan os segredos do ofício e a cada passo que dão encontram novos ladrões e farsantes, sendo que não poderão confiar em ninguém, nem mesmo um no outro.

Quarta-feira (17/8): Herencia, de da diretora Paula Hernández
Olinda é uma italiana que chegou à Argentina logo após a 2ª Guerra Mundial, em busca de seu grande amor. Sem conseguir encontrá-lo, ela decide permanecer no país e hoje é dona de um restaurante simples, mas que possui uma clientela cativa. Em meio a uma discussão que tem com Angel, seu funcionário, Olinda acerta um prato em Peter, que acabara de chegar ao local. Peter é um jovem alemão, de 24 anos, que veio para Buenos Aires em busca de uma antiga paixão, a qual não vê há mais de um ano. Olinda cuida de Peter e lhe oferece uma refeição gratuita, dizendo que sua casa é também casa dele. Esta frase torna-se verdade já no dia seguinte, quando Peter é assaltado em seu hotel e perde quase todo o dinheiro que possuía. Ele insiste para ficar no restaurante de Olinda, pagando a hospedagem com trabalho. Ela recusa inicialmente, mas acaba aceitando a oferta. Inicia então uma amizade entre os dois, que faz com que Olinda relembre seu próprio passado como estrangeira em um país estranho.

Sexta-feira (19/8): Crônicas de Uma Fuga, do diretor Adrián Caetano
Buenos Aires, 1977. Agentes secretos trabalhando para a ditadura militar sequestram Claudio Tamburrini, goleiro de um time da 2ª divisão, e o levam para uma casa abandonada, onde funciona uma prisão clandestina conhecida como Mansion Seré. Ali, Claudio enfrenta o inferno de interrogatórios e torturas, sem saber exatamente porque foi detido. Conversando com outros detentos ele descobre que foi delatado por um amigo, participante de um grupo da luta armada, que firmou um pacto para entregar pessoas não envolvidas e, assim, ganhar tempo para que os reais militantes pudessem escapar. Em uma noite de tempestade, Claudio e três outros prisioneiros tentam fugir.

*Trailer em espanhol

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Vídeo Locadora.