A programação de filmes da próxima semana no Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, contempla alguns que nunca foram exibidos nos cinemas da cidade, mas que possuem uma trajetória de premiações e indicações em festivais e mostras internacionais. A apresentação de filmes com essas características faz parte dos objetivos do projeto, que é a de possibilitar o conhecimento de outras cinematografias que passam ao largo da programação normal dos cinemas em Manaus, constantemente abarrotada de filmes comerciais americanos. Confira a programação:

Segunda-feira (22/11): Amantes Eternos, de Jim Jarmusch
A produção conta a história de amor entre dois vampiros eruditos, Eva (Tilda Swinton) e Adão (Tom Hiddleston), cansados da sociedade atual e profundamente incomodados com a evolução da humanidade. Há séculos eles vivem uma relação de cumplicidade e muito amor, que será abalada agora pela aproximação da irresponsável irmã caçula da vampira, Ava (Mia Wasikowska). É um filme de vampiros carregado na música, fato que lhe rendeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Festival de Cannes em 2013, além de indicado à Palma de Ouro.

Quarta-feira (24/8): O Reino da Beleza, do diretor canadense Denys Arcand
A trama mostra o envolvimento de Luc Sauvageau (Éric Bruneau), um arquiteto natural do Quebec e casado com Stéphanie (Mélanie Thierry), com Lindsay (Melanie Merkosky), uma mulher intrigante, quando participa de um congresso em Toronto. Luc acaba se apaixonando pela mulher e começa um relacionamento complicado, apaixonado e tortuoso com ela. Arcand, que já havia feito uma crítica às relações humanas da geração dos anos 1960 em “O Declínio do Império Americano”, aqui faz uma severa crítica à geração X, aquela que hoje tem 30-40 anos e vive uma vida em busca de seu prazer individual. Assim, ele apresenta a história de Luc e Lindsay numa produção identificada com o padrão típico do filme americano, de impecável beleza e situações racionais. O resultado é puro cinismo de Arcand: ele critica a beleza como só ele sabe usar a beleza.

Trailer em francês, sem legenda

Sexta-feira (26/8): Um Método Perigoso, de David Cronenberg
A história do filme envolve uma provável ligação real entre os dois mais importantes psicanalistas de todos os tempos, Freud e Jung. Neste episódio pouco conhecido, mas muito marcante na vida deles, o diretor Cronenberg toma emprestado o texto da peça teatral e do livro de JohnKerr para mostrar a história do jovem psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender), que inicia um tratamento inovador na histérica Sabina Spielrein (Keira Knigthley) baseado nas teorias do mestre, Sigmund Freud (Viggo Mortensen). Disposto a penetrar mais a fundo nos mistérios da mente humana, Jung verá algumas de suas ideias se chocarem com as teorias de Freud ao mesmo tempo em que se entrega a um romance alucinante e perigoso com a bela Sabina. Ainda que neste filme a personagem de Sabina seja mera coadjuvante, de fato ela foi muito importante na vida dos dois, pois de paciente tornou-se igualmente estudiosa da mente, ao ponto de interferir nas teorias da psicanálise. O filme foi vencedor de vários prêmios para os atores, bem como indicado ao Globo de Ouro de 2012.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.