Após o feriadão, o Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, retoma suas atividades com a última exibição de filmes neste período letivo apresentando animações para adultos. A especificação de “adulto” para as animações selecionadas refere-se ao tratamento da temática dos filmes, pois a abordagem tem a mesma intensidade e profundidade que os filmes dramáticos com atores. Os filmes selecionados são produções recentes premiadas em diversos festivais e se destacam ainda pela linguagem adulta, que foge do seu convencional público infanto-juvenil. Os filmes são Anomalisa, Vidas ao Vento e Chico e Rita.

Segunda-feira (12/9): Anomalisa, do roteirista Charlie Kaufman
O filme indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro deste ano mostra a vida de Michael Stone, pai de família e guru de livros sobre motivação de clientes consumidores, que acaba de chegar à cidade de Cincinnati para fazer uma palestra. Do aeroporto para o hotel, ele entra em contato com um antigo caso para que possam se reencontrar. A iniciativa não dá certo e ele casualmente encontra Lisa, uma mulher tímida e de baixa autoestima, que está no hotel justamente para assistir sua palestra no dia seguinte. Michael acredita ter encontrado nela algo que não encontrava em mais ninguém: está apaixonado. Segundo filme de Kaufman, o filme traz as vozes dos atores David Thewlis e Jennifer Jason Leigh.

Quarta-feira (14/9): Vidas ao Vento, do animador japonês Hayao Miyazaki
Baseado na história real de Jiro Horikoshi, engenheiro aeronáutico projetista-chefe da equipe que desenvolveu o avião-caça que assombrou na II Guerra Mundial, aqui enfatizado ainda na adolescência. Jiro vive em uma cidade do interior do Japão que, um dia, tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide seguir a carreira de engenharia aeronáutica e construir um avião tal qual o de seu sonho. Durante a busca pelo seu ideal, ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. Jiro sente-se abalado quando Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá. O filme obteve mais de 25 prêmios em festivais internacionais.

Sexta-feira (16/9): Chico & Rita, dos espanhóis Fernando Trueba e Javier Mariscal
Produção de 2010, a trama acontece em Havana, Cuba, em 1948. Chico é um jovem pianista que tem grandes sonhos. Rita é uma bela cantora com uma grande voz. Eles se conhecem em uma apresentação dela e logo se encantam um pelo outro. Após uma noite de amor, Rita é surpreendida pela presença de Juana, uma das namoradas de Chico. A situação faz com que eles se afastem, o que apenas é contornado quando Ramon, amigo dele, conversa com Rita e a chama para participar com Chico de um campeonato na rádio local. O trabalho faz com que eles se reaproximem, até que o sucesso dela faz com que Chico tenha uma crise de ciúmes. Também com várias premiações, o filme foi vencedor do  Prêmio Goya de Melhor Animação, além de ser indicado ao Oscar/12 nessa categoria.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de vídeos Take Vídeo Locadora.