Na próxima semana, o Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, exibe uma seleção de documentários dedicada a música brasileira. Os filmes selecionados contam com depoimentos de artistas que mudariam para sempre a história da música brasileira, frente ao cenário politico e econômico mais conturbado do país – a ditadura militar. Alguns deles mostram como surgiu o mais famoso movimento que revolucionou a música brasileira: a Tropicália. E, como consequência, todo seu significado para a cultura brasileira. Os filmes que serão exibidos são: Tropicália, Dzi Croquettes e Uma Noite em 67.

Devidos aos feriados do aniversário de Manaus e do funcionalismo público, as exibições ocorrerão sequencialmente nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Confira sinopses e trailers:

Terça-feira (25/10): Tropicália, dirigido por Marcelo Machado
O documentário resgata uma fase na história do Brasil em que a cena musical fervilhava e os festivais revelavam vários novos talentos. Ao mesmo tempo, o Brasil sofria com a ditadura dos generais no poder, o que fez com que Caetano e Gil fossem exilados do país. O filme oferece uma análise sobre o importante movimento musical homônimo, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil no final dos anos 1960. Vencedor do prêmio especial do júri da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), ganhador de Melhor Documentário no Festival Sesc, indicado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Melhor Documentário, Montagem e Trilha Sonora, o filme é fundamental para aqueles que desejam conhecer o movimento cultural e político da Tropicália.

Quarta-feira (26/10): Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez
Em 1972 estreava o primeiro show do grupo de dança e performances Dzi Croquettes. Com homens usando roupas femininas, de forma a mostrar as pernas cabeludas e a barba, ele logo foi um sucesso. Apesar disto, foi também banido pelo Serviço Nacional de Teatro. Incorporando o espírito da contracultura reinante na época, os Dzi Croquettes usavam a irreverência para criticar a ditadura militar brasileira e as regras conservadoras da moral dominante. A produção ganhou mais de 25 prêmios internacionais, atingindo o patamar de documentário mais premiado da história do Brasil.

Quinta-feira (27/10): Uma Noite em 67, de Ricardo Calil e Renato Terra
Toda a centralidade do filme acontece no final do III Festival da Música Popular Brasileira, da TV Record, em 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos. Vencedor do prêmio ECA de Melhor Documentário, indicado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro nas categorias Melhor Documentário e Montagem, o documentário colhe depoimentos que identifica a importância histórica daquele dia.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.