A eferverscência política e cultural da década de 1980 ganhará a tela do Cine Vídeo Tarumã nesta semana. Os filmes selecionados contam com relatos sobre resistência de frente ao cenário político e econômico após a ditadura militar. Alguns deles mostram como a cena musical protestava e desafiava os militares, enquanto outros fazem uma análise dos processos econômicos e políticos. E, como consequência, o que isso significou para a cultura brasileira. Os filmes que serão exibidos são: Rock Brasília - Era de Ouro, Não Estávamos Ali Para Fazer Amigos, que contará com uma sessão especial às 9h e em seguida um debate com o sociólogo e professor Francinézio Amaral, e Um Sonho Intenso.

Segunda-feira (28/11): Rock Brasília - Era de Ouro, do diretor Vladimir Carvalho
Documentário nacional sobre a trajetória do cenário rock/musical de Brasília nos anos 80, desde os primórdios, das bandas embrionárias até o estouro nacional de Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Com depoimentos de diversos músicos, familiares e personalidades importante, o filme revela detalhes sobre a chamada Era de Ouro da cidade e a origem de diversos grupos.

Quarta-feira (30/11): Sessão especial do documentário Não Estávamos Ali Para Fazer Amigos, dos diretores Miguel de Almeida e Luiz R. Cabral, às 09h, seguida de debate com o sociólogo e professor Francinézio Amaral
Os anos finais da ditadura militar brasileira (1964-85) mesclada à explosão da cultura urbana manifestada por um inovador conceito de jornalismo cultural impresso nas páginas do caderno Ilustrada entre os anos de 1981 e 86. Do último ditador, João Figueiredo, passando pela movimentação das Diretas-Já, eleição de Tancredo Neves, sua morte e a posse de José Sarney. Período em que brotam de garagens, de bairros perdidos das cidades, de pequenos ateliês, grupos de rock, como Titãs e Ira!, poetas, artistas visuais como Tunga, grupos teatrais como Asdrúbal trouxe o trombone. Estes e outros mais – todos sedentos, para avançar na história, com uma temática explosiva, de enfrentamento à política tradicional.

Matéria do programa Metrópolis, da TV Cultura, sobre o documentário:

Sexta-feira (02/12): Um Sonho Intenso, do diretor José Mariani
Renomados economistas e historiadores discutem os avanços socioeconômicos do país e analisam os principais erros e acertos do processo de industrialização nacional, indo a fundo nas origens do subdesenvolvimento.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.