O Cine Vídeo Tarumã realiza, nesta semana, o Circuito Universitário de Cinema. Após a exibição de cada filme, o público poderá assistir e participar de debates com professores dos mais diferentes cursos da Universidade Federal do Amazonas. O objetivo é estimular o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico sobre os temas tratados nos longas. Os filmes da semana são os seguintes: "Intolerância.doc", "Menino 23 - Infâncias Perdidas do Brasil" e "Meu Nome é Jacque".

Segunda-feira (6/2): Intolerância.doc, da diretora Susana Lira

O que motiva os crimes de ódio e a intolerância dentro da sociedade brasileira? Esta pergunta, ainda sem resposta definitiva, ganha cada vez mais importância conforme novas notícias e acontecimentos surgem, provando que o Brasil pode não ser um país formado apesar de suas contradições e por causa de suas misturas, mas sim um país formado com base na intolerância em relação às suas misturas.

Debate após a sessão com a professora do curso de Antropologia, Flávia Melo.

Quarta-feira (8/2): Menino 23 - Infâncias Perdidas do Brasil, de Belisario Franca

No filme, o professor de História Sidney Aguilar descobre durante uma aula, por intermédio de uma aluna, algo assustador: tijolos marcados com a suástica, o símbolo nazista, em uma fazenda da região. Determinado a descobrir a verdade por trás das peças, Sidney investiga e busca pistas para entender a fundo o que aconteceu naquele lugar.

Debate após a sessão com a professora do curso de História, Keith Barbosa.

Sexta-feira (10/2): Meu Nome é Jacque, da diretora Angela Zoé

A diversidade da narrada através de um olhar sobre a história e a vida de Jacqueline Rocha Côrtes, uma mulher transsexual portadora do vírus da aids, que precisou e que ainda precisa superar grandes obstáculos para viver sua vida da melhor forma possível, quebrando paradigmas e derrubando preconceitos.

Debate após a sessão com a professora do curso de Psicologia, Iolete Ribeiro.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.