O mês de abril é marcado por uma das datas mais tradicionais do Cristianismo, a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Assim, o projeto Cine & Vídeo Tarumã propõe uma programação temática referente a data religiosa cristã, destacando produções que foram aclamadas devido ao seu impacto imagético e narrativo, além de possuir uma notável qualidade. Especialmente por conta do feriado, o projeto fará exibições apenas na segunda e quarta-feira. As obras em destaque são: A Investigação e Paixão de Cristo.

Segunda-feira (10/4): A Investigação, de Damiano Damiani
Três anos após a morte de Cristo, o Imperador Tiberius, obcecado com a idéia de encontrar seu corpo, manda uma delegação a Roma, liderada por Taurus, o qual se envolve com a esposa de Pilatos, e através dela obtém importantes informações.

Áudio em espanhol

Quarta-feira (12/4): A Paixão de Cristo, dirigido por Mel Gibson
No meio da noite, Jesus é traído por Judas e é preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus. Após ser severamente espancado pelos seus captores, Jesus é entregue para o governador romano na Judéia, Poncio Pilatos, pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus. Pilatos não entende o que aquele homem possa ter feito de tão horrível para pedirem a pena máxima e tenta passar a decisão para Herodes, governador da Galiléia, pois Jesus era de lá. Herodes também não encontra nada que incrimine Jesus e o assunto volta para Pilatos, que vai perdendo o controle da situação enquanto boa parte da população pede que Jesus seja crucificado. Tentando acalmar o povo e a província, Pilatos vai cedendo sob os olhares incriminadores de Claudia, sua mulher, que considera Jesus um santo.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:20h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.