A Grécia, que vem enfrentando uma crise econômica que dura quase uma década, vive uma alta taxa de desemprego e cerca de 30% da população vivendo na miséria. O atual cinema grego busca explorar em suas histórias inovadoras e, em alguns momentos, transgressivas, a realidade da população grega que enfrenta esta dura realidade. É nesse contexto que Cine & Vídeo Tarumã exibe esta semana a programação “O Instigante e Curioso Cinema Grego Atual”, com os filmes os filmes selecionados são "O Lagosta" (2015), "Miss Violence" (2013) e "O Garoto que Come Alpiste" (2012).

Segunda-feira (24/4): "O Lagosta", de Yorgos Lanthimos
O filme, premiado em Cannes e indicado ao Oscar por seu roteiro original, se passa num futuro próximo distópico, onde uma lei proíbe que as pessoas fiquem solteiras, David (Colin Farrell) é preso por não estar em um relacionamento e enviado para o Hotel onde, junto com outros hóspedes, tem 45 dias para encontrar sua “alma gêmea”. Caso contrário, será transformado em um animal, de sua própria escolha, e solto na Floresta, ao redor do Hotel. Ele consegue fugir e refugiar-se na Floresta, juntando-se a um grupo de resistentes: os Solitários, onde apaixona-se por uma mulher (Rachel Weisz), algo proibido pelo sistema.

Quarta-feira (26/4): Miss Violence, do diretor Alexandros Avranas
O drama inicia com Angeliki, uma garota que está comemorando o seu aniversário de 11 anos com sua família. Momentos depois, ainda na festa, ela se joga do balcão do apartamento, morrendo com a queda. A sua família não aceita a hipótese do suicídio e acredita fervorosamente que foi apenas um acidente, conformando-se com esta alegação e continuando suas vidas de forma organizada. Então, delegados e assistentes sociais iniciam uma investigação para apurar se foi ou não suicídio e que segredos obscuros estão por trás dessa família que se nega em querer acreditar na razão da morte da filha. O filme, de situação exdrúxula e emoção perturbadora, foi premiado em diversos festivais, dentre eles o do Festival de Veneza, em 2013.

Quinta-feira (27/4): O Garoto que Come Alpiste, de Ektoras Lygizos
O drama, escrito e dirigido pelo estreante Ektoras Lygizos, discorre sobre a trajetória de Yorgos (Yannis Papadopoulos, também ator estreante), um cantor lírico de 22 anos, desempregado, que cata lixo nas ruas para sobreviver e mora sozinho num pequeno apartamento que divide com seu único amigo, um canário numa gaiola. Ele divide o alpiste com o pássaro, rouba comida do vizinho idoso e doente, tudo em busca de comida para não morrer de fome. Quando ele é despejado de casa, não lhe resta mais nada. O roteiro foi baseado na obra clássica “Fome”, de Knut Hamsun, mas reflete exatamente os percalços que a população grega está vivendo pela crise econômica imposta pela CCE, atuando como um verdadeiro grito de protesto.

Legendas em inglês

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão da Faculdade de Informação e Comunicação da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.