O Cine e Vídeo Tarumã, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), homenageia o Dia das Mães com com uma programação especial de filmes dedicada a personagens que simbolizam as relações nada tranquilas, mas afetuosas das mães. Veja a programação:

Segunda-feira (8/5): "Julieta", de Pedro Almodóvar
O longa conta a história da personagem-título, que está entre seus 50 anos e não vê a filha desde que esta fugiu na adolescência. Preparando-se para ir morar com o namorado em Portugal, ela encontra uma antiga amiga da filha na rua e isso muda toda sua atitude. Abalada, ela resolve escrever uma carta para a filha, contando a história sobre como conheceu seu marido, suas relações com ele, os problemas na adolescência da menina até o momento de sua fuga. A atriz Emma Suárez foi premiada por sua interpretação em pelo menos quatro grandes festivais internacionais.

Quarta-feira (10/5): "Mia Madre", do diretor Nani Moretti

Na trama, Marguerita, interpretada por Marguerita Buy, uma diretora de cinema que está prestes a iniciar as filmagens de seu novo longa-metragem, que será protagonizado pelo galanteador astro internacional Barry Hughins (John Turturro), se vê às voltas com vários problemas em sua vida pessoal, como o fim de um relacionamento e a doença da mãe, que está internada no hospital. O filme concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes, vencendo apenas o Prêmio Ecumênico do Júri.

Sexta-feira (12/5): "Mãe e Filha", de Petrus Cariry

Filmado em uma cidade do interior do Ceará, a história segue Fátima (Juliana Carvalho) em seu retorno à casa materna, anos após sem se verem. A mãe (Zezita Matos), que vive no interior do sertão nordestino, numa cidade fantasma, recebe Fátima que traz em seus braços o filho natimorto para se proceder o ritual fúnebre. Porém, sua mãe tem dificuldades em enfrentar o fim das coisas, seja a morte do neto ou o abandono do marido, que jamais voltou. Com uma estética bastante autoral, o filme de 2011 participou dos festivais internacionais do Rio de Janeiro, Uruguai e Havana daquele ano, ajudando a alavancar o nome de Petrus como um dos novos bons realizadores audiovisuais brasileiros.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão da Faculdade de Informação e Comunicação da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.