Pedro Marques, diretor de Vida Fluxo

Por Jéssica Salomão, estudante de Jornalismo

Katia, Matheus, Jorge, Daniel e Laís, cinco jovens de realidades muito diferentes conversando sobre assuntos nada comuns, mas extremamente presentes no dia a dia de todos. Conheça o VIDA FLUXO na entrevista dada a TV UFAM pelo diretor Pedro Marques.

A série é feita em um formato inovador, com um molde de vídeos resposta parecidos com vlogs. Os protagonistas apresentam assuntos e pontos de vista que estão no seu cotidiano e ao, mesmo tempo, instigam a conversação e o debate. Segundo o diretor Pedro Marques, "a ideia era que eles tinham que produzir um conteúdo que instigasse os outros a dialogar, ou seja, eles tinham que produzir uma espécie de vídeo manifesto sobre um determinado  tema de escolha deles, sendo assim um vídeo que provocasse nos outros uma reação, um diálogo ou uma resposta".

A estrutura é simples e feita boa parte pelos próprios protagonistas. "Nós demos uma câmera pequena, onde eles produziam um vídeo tema e enviavam para os demais, após isso os outros tinham que desenvolver um vídeo resposta, entrevistando pessoas do seu dia a dia e depois comentavam e davam suas conclusões sobre o tema", explica Marques.

Apesar da série ter seguido o molde apresentado pelo edital do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav), que integra os projetos aceitos no Brasil de Todas as Telas, houve uma motivação bem pessoal segundo o diretor. Ele descobriu um multiartista em uma seleção para outro projeto que ainda está produzindo. Ele foi o primeiro participante da série, mas infelizmente veio a falecer. Era cantor, ator, ativista e fez um vídeo sobre racismo muito forte na forma em que expôs as suas ideias e o sistema.

Então, como juntar jovens de realidades e mundos diferentes? Simples, com a ajuda de uma empresa de Porto Alegre chamada Translado, que trabalha com transformações sociais, a produção encontrou jovens que estavam mudando a realidade da sua comunidade sem esperar nada em troca. Segundo o diretor, a produtora não procurava por celebridades ou por pessoas que tivessem uma certa influência. Eles procuravam por pessoas que estivessem dispostas a sair da sua zona de conforto e mudar não só a sua realidade, mas a de todos em sua volta, mostrando que pode existir o respeito entre amigos mesmo havendo opiniões diferentes.