Por Rayanna Simões, estudante de Jornalismo

Gabriel cursa o quarto período de jornalismo na UFAM. Já aos 10 anos soube qual profissão queria seguir. Nessa época, lembra que leu uma revista sobre o caso da Isabella Nardoni, que mostrava o dia a dia dos jornalistas cobrindo o caso. Desde lá não parou de pensar em fazer isso pelo resto da sua vida, na ideia de conhecer pessoas, de ouvir, estar por dentro de tudo e entender as coisas.

Iniciou suas atividades como aluno colaborador da TV UFAM desde maio, trabalhando no programa Cine Narciso Lobo, atividade que mais se identificou. Ele produziu os drops com a programação dos cinemas de Manaus. Também faz alguns boletins UFAM em Pauta e os vídeos com os destaques da programação da TV.

Para Gabriel, a experiência está sendo fantástica, pois a TV lhe proporciona um contato com uma produção jornalística que não encontra no curso ou no mercado. “Ter a chance de conhecer pessoas experientes, ter mais contato com a cultura amazonense, assistir filmes de cineastas incríveis da região, pouco valorizados, poder ouvi-los e saber que está fazendo algo de qualidade e relevante para quem acompanha é gratificante”, explica Gabriel.

Ele espera que em seu trabalho na TV possa se descobrir como comunicador e continuar trocando ideias com as pessoas enriquecedoras que fazem a UFAM acontecer. Já para seu futuro pretende manter contato com as pessoas, ouvir e contar histórias, fazendo algo que a sociedade olhe e fale “esse é o tipo de informação que nós precisamos”, ter confiança e liberdade de se expressar e trabalhar com política, que é o que realmente gosta.

Na TV, ele pode ter contato com a realidade de uma redação e saber como funciona o mercado de trabalho antes mesmo de sair de universidade. Gabriel percebeu que a atividade que mais gostou de fazer foi trabalhar com produção, de lidar com pessoas, porque jornalismo não é só aquilo que está na frente das câmeras, tem todo um trabalho antes, durante e depois.

Seu momento mais marcante foi sua primeira entrevista com um cineasta de região para o Cine Narciso Lobo. Outro momento foi na cobertura do Encontro de Comunicação em Rede da região Norte, com participação do Canal Futura.