Comunidade Hip Hop foi um programa de televisão transmitido pela TV UFAM de 2009 a 2012, exibido com o intuito de apresentar conteúdo musical e cultural diversos a um público majoritariamente jovem, não tendo necessariamente uma relação constante com o Hip Hop.

Por meio de uma linguagem mais informal, o apresentador Adriano Art conduzia o programa que contava com apresentação de videoclipes, divulgação de novos artistas, entrevistas com convidados e visitas a locais que possuíam alguma relação com arte e cultura, como galerias e festivais.

Em suas entrevistas, seja no estúdio ou externamente, o apresentador procurava trazer ao público rostos novos, principalmente, no ramo musical amazonense, além de contar com a presença de pessoas ligadas também à dança e, por vezes, às artes visuais e plásticas. Dessa forma, os artistas expunham suas aptidões e relatavam sua trajetória, bem como a forma como lidavam com sua carreira. Um exemplo claro disso foi quando, em 2009, bem no início do programa, o artista plástico amazonense Turenko Beça foi entrevistado enquanto participava de uma mostra artística relacionada ao curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas, onde atuava como professor. No episódio, o artista falou a respeito das diversas técnicas utilizadas para a confecção de suas obras e a importância da arte como forma de expressão e resgate do indivíduo.

Além disso, o programa contava com grande exposição de conteúdos novos no âmbito musical, seja por meio da exibição de videoclipes de bandas ou artistas do momento na indústria fonográfica, indicações de revistas, blogs, CD’s, DVD’s e também anúncios de eventos na cidade como batalhas de dança ou festivais envolvendo DJ’s e afins.

Algo muito importante a ser salientado é o objetivo sociocultural que o programa tinha com relação ao público jovem. Durante sua exibição, ficava clara a ideia de levar conteúdo cultural à audiência, por meio da divulgação de projetos educacionais, festivais de dança, apresentações musicais e eventos de promoção à saúde e bem-estar de comunidades mais carentes.

Um exemplo disso foi quando, no sexto episódio da primeira temporada, o programa visitou a chamada Conferência Municipal da Juventude, onde estavam sendo realizados atendimento psicológico e social, esportes e afins. O objetivo do evento era promover políticas de assistência e expressão social juvenil a todos os presentes.

Também eram feitas visitas constantes a locais que proporcionavam projetos envolvendo música e dança em comunidades, onde jovens e crianças poderiam desenvolver novas habilidades e, desta forma, fortalecer o convívio e vínculo social entre eles. Dessa forma, ao final de quase todos os episódios do programa eram exibidas batalhas de dança realizadas em escolas ou centros de convivência, onde uma comissão de juízes avaliava o desempenho dos participantes de acordo com suas aptidões.

O programa, portanto, era de grande importância para o público jovem, pelo fato de promover a cultura e instrução como um combate à degradação infantojuvenil, sempre fazendo um apelo à vida saudável e longe de influências que poderiam vir a ser negativas para o bem-estar desses indivíduos.

Marcella Fernandes da Cunha
Estudante do curso de Jornalismo da UFAM