Nesta semana, o Cine & Vídeo Tarumã, da UFAM, apresenta filmes cuja temática é a infidelidade, mas sob o prisma de comédia, na melhor tradição do cinema erótico italiano dos anos 1970 e 1980. Assunto muito recorrente nos relacionamentos, a infidelidade é algo extremamente desagradável e doloroso de se experimentar mesmo em relações nada tradicionais. No entanto, aqui ela é abordada com humor, por meio de situações embaraçosas e divertidas, mostrando que a traição pode ser cometida tanto por homens como por mulheres, independente de idade e gênero. A programação é composta pelos filmes: Os Infiéis, Homens de Esperança e Mulheres Infiéis. Confira sinopses e trailers:

Segunda-feira (08/8): Os Infiéis, coordenado por Jean Dujardin e Gilles Lellouche
Em cinco histórias e três esquetes que colocam homens e mulheres em situações divertidas, às vezes com lampejos de non sense ou inverossimilhança, o tema da traição, da infidelidade masculina, é colocado em xeque, mas sem efetivamente fazer a crítica direta ao machismo francês. Além dos dois atores, que dirigem e atuam algumas histórias, estão na direção o premiado Michel Hazanavicius, Eric Lartigau, Emmanuelle Bercot, Fred Cavayé e Alexandre Courtès.

Quarta-feira (10/8): Homens de Esperança, de Jirí Vejdelek
Produção da República Tcheca de 2011, o filme de Jirí Vejdelek parte de um pressuposto extremamente machista: a infidelidade é a base de um casamento feliz. Obviamente, no transcorrer da trama, verificamos que essa premissa não se sustenta. O charmoso bon vivant Rudolf, de 63 anos e que vive essa máxima,  orienta seu genro a aplicá-la pois percebe que sua filha não está feliz. Mas este é um tanto ingênuo (ou apaixonado pela mulher?) para que sozinho efetue a traição. Rudolf decide dar um “empurrão” e o apresenta à formosa Sarlota e a partir daí tudo desanda, com bons momentos de gargalhadas..

Sem trailer disponível

Sexta-feira (12/8):Mulheres Infiéis, do diretor Rodrigo Ortúzar Lynch
O filme conta a história de Cecilia Ureta, apresentadora de um dos noticiários de maior audiência da TV do Chile, que anuncia o resultado de uma pesquisa que diz que 62% das mulheres chilenas são ou já foram infiéis. Ironicamente, Cecília pertence a esses 62%, uma vez que mantém um caso extraconjugal com o proprietário do canal em que trabalha. Um acidente a expõe à sanha de um colega que divulga sua traição em rede nacional, ao vivo. Acompanhamos, então, outras traições femininas em cadeia, todas elas motivadas por insatisfações sexuais com seus parceiros, revelando que a ignorância do homem quanto aos desejos e prazeres da mulher é a causa principal da infidelidade. Nesse sentido, o filme parece apontar que a tradição machista provocadora dessa ignorância e prepotência não é específica do homem chileno, mas da cultura masculina latino-americana.

Trailer em espanhol

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.