Um dos objetivos do Cine Vídeo Tarumã é dar acesso à produção cinematográfica de diferentes países e que apresentam recursos criativos fora do usual e temáticas diversificadas, obras que encontram pouco espaço nas salas de cinemas comerciais. Na programação desta semana,  o projeto destaca o cinema latino-americano realizando uma pequena mostra da produção atual, de uma cinematografia praticamente desconhecida em Manaus, seja por sua qualidade técnica, seja pela temática abordada: o colombiano O Abraço da Serpente, o chileno O Clube e o uruguaio/mexicano A Demora. Programação, sinopses e trailers nós mostramos para você:

Segunda-feira (07/11): O Abraço da Serpente, de Ciro Guerra
Um dos concorrentes ao Oscar de 2016 na categoria Melhor Filme Estrangeiro. A história, com pano de fundo na realidade vivida por cientistas e exploradores estrangeiros na Amazônia nos primeiros anos do século XX, mostra Karamakate (Nilbio Torres), outrora um poderoso xamã da Amazônia, como o último sobrevivente de seu povo vivendo em isolamento voluntário nas profundezas da selva. Sua vida toma outra direção com a chegada no remoto lugar de Théo (Jan Bijvoet), um explorador europeu que, doente, procura cura numa lendária planta e solicita a sua ajuda para percorrer o rio Amazonas. Quarenta anos depois, a trilha de Théo é seguida por Evan (Brionne Davis), um etnobotânico americano em busca da planta yakruna, que tem poderes para ensinar a sonhar. Karamakate (Antonio Bolivar) reluta em ajudá-lo. Além de competidor do Oscar, o filme ganhou o prêmio CICAE no Festival de Cannes/15, de melhor filme ibero-americano no festival mexicano Ariel/16, de melhor filme nos festivais da Índia/15, de Lima/15 (Peru) e Odessa/15 (Ucrânia), dentre outros.

Quarta-feira (09/11): O Clube, do diretor Pablo Larraín
A trama apresenta um grupo de padres que vivem isolados numa casa amarela à beira-mar, na costa chilena. Eles vivem com Mónica, uma freira que administra a casa. Cada um tem um pecado a ser expiado e, quando não estão orando, treinam seu cachorro para a próxima corrida. Quando um novo padre chega à casa, um homem de fora começa a lhe fazer fortes acusações até que um tiro soa e desperta os pecados enterrados pelos demais. A Igreja chilena manda um sacerdote ao local para averiguar o que ocorreu. O filme adentra impiedosamente no passado sombrio desses padres e revela contradições da Igreja Católica. Foi indicado ao Globo de Ouro/16 na categoria Melhor Filme Estrangeiro e venceu o Urso de Prata no Festival de Berlim/15, além de Melhor Diretor e Roteiro no Festival de Chicago/15.

Sexta-feira (11/11): A Demora, de Rodrigo Plá
A história acontece no Uruguai, onde vive María, mãe solteira de filhos pequenos, de meia-idade, que toma conta deles e de Agustín, seu pai já senil, que naturalmente esquece as coisas. María é a única que trabalha, vive cansada e dorme mal. Cansada dessa situação, ela tenta achar um abrigo de idosos para o seu pai, mas quando não encontra toma uma decisão drástica. Em um dia gelado, ela passeia com o velho em uma praça, diz que vai comprar água e volta logo, mas ela o abandona lá. Depois, liga para abrigos do governo para ver se alguém recolhe o seu pai, e consegue que eles façam isso. Só que Agustín não quer arredar o pé de jeito nenhum do banco da praça, acreditando que sua filha irá voltar, mesmo com a demora. O filme ganhou 23 prêmios, dentre eles o de prêmio ecumênico do Júri no Festival de Berlim/12, além de Melhor Direção e Roteiro no Festival mexicano Ariel/13 e Melhor Direção e Música no Festival de Havana/12.

Áudio em espanhol, sem legenda

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre as 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.