Com a missão de exibir películas com temáticas variadas e de qualidade estética notável, o Cine Vídeo traz nessa semana o tema “Inéditos nos Cinemas de Manaus”, com produções muito bem reconhecidas em festivais internacionais, mas que não foram exibidas nos cinemas de Manaus. Os filmes  “Chef”, ”Dois Dias, Uma Noite” e “Copacabana” foram os escolhidos para encerrar a temporada de exibições do Cine e Vídeo Tarumã deste ano de 2016.

Segunda-feira (12/12): Chef, do diretor Jon Favreau
O chef Carl Casper (Jon Favreau) comanda um restaurante badalado de Los Angeles, mas enfrenta problemas com o dono do local por querer inovar no cardápio ao invés de fazer sempre os pratos mais pedidos pelos clientes. Um dia, um renomado crítico gastronômico vai ao restaurante e publica uma crítica negativa do local, baseada justamente no fato do cardápio ser pouco criativo. Furioso, Casper vai tirar satisfação com o dono do restaurante e acaba demitido. A confusão se complicando mais quando vai parar na internet, fechando as portas nos demais restaurantes para o chef. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua ex-esposa para reiniciar a vida no comando de um trailer de comida.

Quarta-feira (14/12): Dois Dias, Uma Noite, dos diretores Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
Sandra (Marion Cotillard) é operária em uma fábricae  perde seu emprego quando outros trabalhadores da fábrica preferiram receber um bônus ao invés de mantê-la na equipe. Ela descobre que alguns de seus colegas foram persuadidos a votar contra ela. Mas Sandra tem uma chance de reconquistá-los. Ela e o marido têm uma tarefa complicada para o final de semana: eles devem visitar os colegas de trabalho e convencê-los a abrir mão de seus bônus, para que ela possa manter o seu emprego.

Sexta-feira (16/12): Copacabana, do diretor Marc Fitoussi
Jovial e inconsequente, Babou (Isabelle Huppert) passou a vida ignorando as convenções sociais. Nunca se casou ou teve um emprego fixo, e levou uma vida nômade ao lado da filha Esmeralda, que acabou se envergonhando da mãe e não planejando convidá-la para seu casamento. Ferida em seu amor maternal, Babou decide mudar. Vai atrás de um emprego e é contratada para vender apartamentos no litoral em pleno inverno. Para sua própria surpresa torna-se a funcionária modelo e agora precisa encontrar um presente de casamento digno de sua filha e, ao mesmo tempo, sincero de sua parte.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.