Interessados por Comunicação e Cultura Popular terão a oportunidade de discutir a Folkcomunicação na Amazônia. A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) recebe em novembro a I Jornada de Folkcomunicação do Amazonas. Organizado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Amazônia (Trokano) e pela Rede Folkcom, o evento ocorre nos dias 06 e 07 de novembro em Parintins, no Instituto de Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), e  09 e 10 de novembro em Manaus, na Faculdade Comunicação e Informação (FIC).

As inscrições são gratuitas e estão abertas. Faça sua inscrição aqui. A programação contará com minicursos e mesas-redondas. A Jornada é um evento preparativo para a XIX Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom 2018), que será sediada em Parintins, de 25 a 27 de junho de 2018.

Folkcomunicação
Genuinamente brasileira, a Folkcomunicação foi desenvolvida pelo jornalista e pesquisador pernambucano Luiz Beltrão. O marco teórico vem com a publicação do livro "Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados". A teoria estuda  "o conjunto de procedimentos de intercâmbio de informações, ideias, opiniões e atitudes dos públicos marginalizados urbanos e rurais, através de agentes e meios direta ou indiretamente ligados ao folclore" (BELTRÃO, 1980, p.24).