Com sessões gratuitas e abertas para o público, o Cine & Vídeo Tarumã exibe, nesta semana, três filmes sucessos de público e premiados no mundo inteiro. Entre os dias 20 e 24 de junho, serão exibidos no cineclube da Universidade Federal do Amazonas os seguintes filmes: "O Concerto", "Ida" e "Para Sempre Alice". Saiba mais sobre os filmes:

Segunda-feira (20/6) - "O Concerto", do diretor francês Radu Mihailenu

O filme conta a história de Andrei Simoniovich Filipov um renomado maestro da orquestra de Bolshoi, que foi demitido 30 anos atrás, mas seguiu trabalhando por lá como auxiliar de limpeza. Um dia, ele acaba descobrindo que o Bolshoi foi convidado para tocar no Châtelet Theater, em Paris, e decide reunir seus antigos amigos para tocar no lugar da atual orquestra. Para integrar sua equipe ele pretende que a jovem e exímia solista de violino Anne-Marie Jacquet os acompanhe. Se os planos derem certo, este tem tudo para ser um concerto muito especial e um verdadeiro triunfo.

Quarta-feira (22/6) – “Ida”, do diretor polonês Pawel Pawlikowski

A trama acontece na Polônia e acompanha a noviça Anna, que está pronta para prestar seus votos e se tornar freira, só que antes disso, por insistência da Madre Superiora, vai visitar a única familiar restante: tia Wanda, uma mulher cínica e mundana, defensora do Partido Comunista, que revela segredos sobre o seu passado. O nome real de Anna é Ida, e sua família era judia, capturada e morta pelos nazistas. Após essa revelação, as duas resolvem partir em uma jornada de autoconhecimento, para descobrir o real desfecho da história da família e onde cada uma delas pertence na sociedade.

Sexta-Feira (24/6) – “Para Sempre Alice”, dos diretores americanos Richard Glazer e Wash Westmoreland

A Dra. Alice Howland é uma renomada professora de linguística. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido, John, fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia, se aproximam.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.